terça-feira, 21 de setembro de 2010

Perdi o sentido da vida e a vontade de viver. Como recuperar-se.

  Bom, eu sou uma pessoa normal, não sou formada em psicologia nem nada, mas sei do que se trata e de como é terrível essa doença chamada depressão.
  Quero por meio deste b logger relatar o que aconteceu comigo as sensações, e como consegui me recuperar, para que as pessoas que estão passando por isso possam conseguir também.
   

   Eu não cheguei a perceber que estava com depressão, que estava doente. O maior problema foi esse, eu estava me achando com a razão, imaginava todas as situações que poderiam acontecer, e não via valor nenhum, imaginava tudo que ja tinha passado e não via razão, nem nenhum sentimento que me levasse a ver que a vida é extraordinaria. Eu não tive vontade de me matar nem nada (alias passou pela minha cabeça, mas n evoluiu essa ideia) , muito menos coragem, mas aquela sensação me levava a um desespero profundo, um vazio tremendo de muito medo ,que me dava vontade de chorar o tempo inteiro, e o meu corpo estava afetado com aquilo, pois sentia por muitas vezes meu coração batendo muito forte e muito rapido, o que me deixava ainda mais desesperada.
   Eu não conseguia relacionar o que eu estava passando com algo que ja tinha acontecido no meu passado, mas eu acabei entendendo que foi sim por causa de fortes emoções, de vazios, apesar que eu sempre tive uma familia presente mas acaba por acontecer com qualquer pessoa.
   A primeira coisa que eu entendi é que pra muitas perguntas não existirão respostas, mas uma coisa deve acreditar com certeza. Não existe por que ter medo. Se nós tivessemos vivido desde sempre teríamos um motivo, mas nós nos formamos no ventre de nossa mãe e não sabemos de nada antes disso, e dói saber disso?  Se agora, não estamos sentindo dor, é porque Deus foi muito sábio, e tem um grande final para nós.
   Isso é, se a pessoa não se matar, pqe se isso acontecer, tudo o que foi prescrito por Deus, e o propósito pelo qual nós fomos enviados é finalizado, e isso nos tira o direito de desfrutar de todas as coisas boas que Deus preparou para nós inclusive a vida eterna e acredite, se fosse pra você morrer assim e agora, você não teria nascido.
   Bom continuando, eu não sabia o que fazer e aquilo estava me afligindo cada vez mais, e cada vez mais eu me isolava das pessoas, pqe achava-as indiferentes na minha vida, até mesmo tolas, pois n conseguiam enxergar o mundo da maneira que eu estava enxergando como uma coisa vazia e tinha certeza que o meu ponto de vista era verdadeiro e elas estavam em uma felicidade enganosa.
   A primeira coisa ou a ultima, foi o seguinte.
   Eu estava de frente pra o computador totalmente desiludida e desesperançosa, quando pensei  em quando era criança. O que me fazia realmente feliz, me coloquei nas situações e lembrei dos sentimentos. Lembrei do que realmente eu dava valor e em quem eu confiava, e mesmo que vce não tenha pais, ou ninguem se voce é um adulto hoje, voce realmente confiou de verdade em alguem, ou amou de verdade alguem. Ninguem vive sem isso.  E isso foi o primeiro passo. Larguei todas as desesperanças e contrariei meu proprio EU, dexei tudo de lado, e me concentrei em um sentimento, procurei o meu pai. Chorei muito como quando era criança e me machucava, contei pra ele o que estava acontecendo. Esse é o primeiro passo, conte o que esta acontecendo, ou pra alguem da sua familia, ou pra algum amigo, ou pra um psicologo, conte o que esta sentindo pois aquela pessoa é quem vai te ajudar a situar de novo no mundo. Pode falar comigo tambem, porque todos nós somos irmãos e iguais, e eu só quero o seu bem pode ter certeza disso, estou disposta a te ajudar.
   O que acontece, quando voce está com depressão, é qe uma parte da sua cabeça começa a funcionar de uma forma que não deveria e que é errada, e por isso é tão difícil você perceber que está doente. Graças a Deus também existem remedios que inibem esses nervos de agir de forma errada, basta procurar um psicologo e se abrir de verdade que se ele não puder te receitar vai te encaminhar pra quem possa.
   Outra coisa é desviar seus pensamentos. Eu sei que isso é muito dificil, mas voce tem que forçar seus pensamentos em outras coisas, o que depois vai acontecer naturalmente o que é a sua recuperação.
    A vale ressaltar que bebidas e qualquer tipo de drogas, vai te fazer ficar infinitamente pior então nada disso ok, nem nessa situação nem em qualquer outra.
    Forçe gostar das pessoas, mesmo que voce nao queira escutar, entenda cada um, pqe afinal, você ver que tem outra pessoa igual a voce, e que esta conseguindo ser feliz, o que é muito significante, pois se a maioria da população tivesse essa doença, mas quando voce vai na rua o que você ve?
Pessoas normais, felizes mesmo n tendo tudo o que querem, batalhando ou voce só ve pessoas desesperadas na sarjeta, chorando?
    Voce tem saber que cada pessoa tem o seu valor, e acredite, não é pequeno não!
    
  
   
   
    
  
  
  
 


 

7 comentários:

  1. Olá tuany bom dia!

    achei muito interessante o que vc postou a respeito da depressão, olha eu estou me sentindo com a auto-estima baixa, não tenho vontade de fazer nada, mudo de humor fácil, tenho vontade de chorar sem motivos (as vezes fico procurando motivos), tem hora em que sinto raiva de tudo e pensamentos perturbados.
    Você acredita que são sintomas de depressão? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  2. Olá Tuany, o difícil é a gente se forçar a sair do estado de inércia quando estamos deprimidos. Tenho sofrido muito com isso e estou enchendo a cara na bebida. E parece que não vou superar nunca.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de perder a pessoa que mais amo no mundo, minha esposa, sempre vou estar aqui pra ela, sempre q ela precisar, n fui um mau marido, sempre trabalhei, nunca quis outra, ela n é a mulher mais linda do mundo, muitos acham ela feia, mas pra mim ela é tudo, nunca bebi, nem sai de casa com amigos, nunca cheguei tarde em casa, mas aliviava meus problemas em jogos no pc.
    n gostava de encher a cabeça dela com problemas, mas com o tempo eram tantos, que acabei ficando agarrado ao pc, realmente, faltei com atenção, muitas vezes n ajudava ela nos afazeres domésticos, vezes por trabalhar muito, vezes por estar estressado e querer ficar sozinho no pc, outro erro meu, q ela condenava, era o fato de eu gostar de pornografia, esses foram meus erros.
    Amo ela d+, gostaria de voltar no passado, e n cometer os mesmos erros, gostaria de ver aquele sorriso dela, q pra mim é como um alivio para quase tudo, é um incentivo, pra eu continuar...
    Mas, depois de uma briga recente, pq eu vi ela com outro cara, um cara ruim, realmente ruim, q c envolve com drogas, tem fama de bater em mulher, e ja é frequente na delegacia. Tive uma cena de ciumes, ela agora me odeia, n quer nem conversar mais como amigos q era como estavamos a mais de 2 meses.
    n tenho mais motivação, meu mundo parece q acabou, pra completar perdi meu emprego, pq n conseguia me focar, n sei mais oq eu ainda to fazendo, ja pensei em me matar, sim pensei sim, mas das vezes q tentei com remedio de rato, n morri, nem pra morrer eu presto...

    Oq ue faço da minha vida, tudo q preciso é ela, n acho q eu tenho a minima possibilidade de re-conquista-la, pelo contrario, acho q ta tudo perdido, n acredito mais q Deus possa fazer nada na minha vida, n tenho esperança, é assim q eu estou vivendo a mais de 3 meses.

    Como quando tenho vontade, que diga-se de passagem é pouca, ja emagreci 20kg, sei q preciso me reerguer, e tentar dar a volta por cima, mas n tenho vontade

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do que você escreveu aqui, estou passando por algo do tipo. Sei la , tem hora que eu estou muito bem ai do nada tudo perde o sentido e fico pensando e coisas que já aconteceram ou coisas que nunca vão acontecer, fantasiando mais do que vivendo a minha vida, pensando em como eu queria que minha vida fosse, e isso me deixa triste e mais inseguro. Ando comendo bastante, fico muito em casa, perdi muito da minha vontade de sair, vontade de me relacionar com pessoas, me parece tudo tão superficial, não vejo motivos pra conversar com ninguém. Já cheguei a pensar que estou com depressão ou algo assim, mas não sei se estou ou não, porque esses meus períodos de tristeza vem e vão, as vezes no mesmo de dia, as vezes demora um pouco mais, ai eu volto ao normal e depois triste de novo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Tuany!! tenho 33 anos e hà 2 estou desempregado, venho de uma família de caminhoneiros, pai, tios, primos. Meu sonho sempre foi ser caminhoneiro também, mas todos da minha família me contrariava, dizendo que eu só iria sofrer, que não ia me dar bem na vida, chegou num ponto de eu pensar que era até um certo ponto uma espécie de inveja toda aquela negatividade que me passavam. Pois bem, parece que tudo aquilo se concretizou, não levei muita sorte na minha vida, consegui realizar meu sonho de poder dirigir um "bruto" mas não consegui alcançar meus objetivos, sofri um acidente grave mas apenas com danos materiais, fiquei um certo período desempregado mas naquele momento dei a volta por cima, voltei pra estrada e as coisas deram uma melhorada por um certo período, inclusive consegui emprego em uma universidade federal aqui na cidade onde moro, por 3 anos fui motorista de ônibus nesta universidade, onde até consegui cursar o ensino superior, porém, era funcionário terceirizado e a empresa perdeu o contrato com a universidade abrindo falência e me deixando na mão, desde então, minha vida piorou, estou cursando pós graduação mas não consigo trabalho na minha formação, apenas empregos de motorista, mas hoje não consegui nem passar perto de um caminhão, ônibus, carreta, van, etc..... toda aquela "proteção" que eu tinha de meus parentes, inclusive de meus pais parece que funcionaram como uma maldição em minha vida!! Desde já, agradeço sua atenção!!

    ResponderExcluir
  6. é bom saber que existe pessoas como vc que se preocupa com outra pessoas. Eu tbm estou em uma situação desesperadora e para mim não existe graça em mais nada, a vida perdeu completamento o sentido, não sinto vontade de ver ninguém. Vlwwww

    ResponderExcluir
  7. é bom saber que existe pessoas como vc que se preocupa com outra pessoas. Eu tbm estou em uma situação desesperadora e para mim não existe graça em mais nada, a vida perdeu completamento o sentido, não sinto vontade de ver ninguém. Vlwwww

    ResponderExcluir